builderall

 

My Image

Por: TendaDaSaude.com


 

 

Como vencer a ansiedade!

10% dos brasileiros apresentam sintomas de ansiedade segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 

 

My Image

 

 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem a maior incidência de pessoas com ansiedade. 

 

A ansiedade é caracterizada por um grande mal-estar físico e psíquico, que gera um sentimento forte de aflição e agonia. 

 

Esse sentimento vem quanto a sua mente sente algum tipo de receio em relação a algum objeto de atenção. Por se tratar de um mecanismo de defesa primitivo, muitas vezes esse medo se torna muito forte e pode nos paralisar diante de uma situação desagradável.

 

Há muitas causas para o problema, alguns inclusive, de ordem bioquímica, porém, há alguns tratamentos que mostram sua eficácia [1] 

 

 

1- Prática de atividade física

Atividade física faz nosso corpo produzir serotonina, substância conhecida como "hormônio do prazer" por aumentar a sensação de bem-estar.

A atividade física, além de melhorar a circulação sanguínea e consequentemente a oxigenação dos nossos órgãos, inclusive do nosso cérebro, é poderosa aliada de quem sofre com ansiedade. 

 

2- Controle de Respiração

É possível diminuir a atividade do sistema nervoso autônomo através da respiração. O Prana Breath App é um aplicativo com uma série de exercícios de respiração que podem ser um poderoso aliado contra a ansiedade. Experimente fazer alguns exercícios rápidos em momentos de crise, isso pode te surpreender. 

 

3- Evite pensamentos negativos

Como abordamos no início do nosso artigo, a ansiedade pode ser um mecanismo psicológico de resposta quando se imagina uma consequência negativa para alguma situação.  Exemplo: As pessoas que tem medo de falar em público encaram essa situação como uma ameaça e só de se imaginarem falando em público, seu corpo começa a apresentar sintomas de ansiedade. 

O exercício do desvio de foco pode ajudar em situações como essa. É comum vermos atletas de alto desempenho recorrendo a essa técnica nos momentos de competição. Basta observar jogadores de futebol usando fones de ouvido antes de entrar em campo. O redirecionamento da atenção tira o foco da causa da ansiedade e os sintomas começam a diminuir. 

 

4- Use o poder da natureza

A natureza nos dá várias opções no combate aos sintomas da ansiedade. Plantas como passiflora, a melissa, a camomila e principalmente, a mais poderosa delas, a Valeriana, atuam como sedativos naturais e ajudam muito no controle de crises de ansiedade leve e moderadas. 

 

 

Quer receber dicas gratuitas como essa e muito mais? 

 

--->> [CADASTRE-SE EM NOSSA COMUNIDADE ON-LINE] <<---

 


[1] https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/4327-15-dicas-para-controlar-a-ansiedade